POLÊMICA EM RETIROLÂNDIA: Candidata a prefeita diz não se sentir à vontade para responder se é preta ou branca

POLÊMICA EM RETIROLÂNDIA: Candidata a prefeita diz não se sentir à vontade para responder se é preta ou branca

A candidata à prefeita de Retirolândia, a vereadora Nayara de Dió (PT), afirmou ao site Informe Baiano que não se sente confortável em responder se é preta ou branca. A declaração ocorreu após o site questionar Nayara sobre sua cor, já que, enquanto na eleição de 2020 ela se declarou como branca, neste ano, de acordo com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela se identificou como preta.

Nayara comentou: “Não me sinto à vontade para responder agora porque não fui procurada antes da veiculação da matéria”.

O Informe Baiano apurou que a candidata foi intimada pela Justiça para esclarecer sua verdadeira cor. Vale destacar que pessoas que se declaram negras ou indígenas recebem um fundo eleitoral maior. Nayara nega que essa tenha sido sua intenção ao preencher o registro.

Segundo a candidata, não houve intenção de “mudança de cor” para obter qualquer benefício. “Estamos em um momento de registro de muitas candidaturas. Acredito que o sistema tenha captado informações que não condizem com a minha realidade, como, por exemplo, dados relacionados à data de nascimento e naturalidade”, explicou Nayara.

Fonte: Informe Baiano